Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza. Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte.
O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.
ALGUMAS OBRAS E GALERIAS PERMANENTES
Por: ADRIANA VAREJÃO (Rio de Janeiro, 1964; vive no Rio de Janeiro)
Galeria: ADRIANA VAREJÃO
Adriana Varejão elegeu o campo da pintura para desenvolver sua obra. Sua produção abarca fotografia, escultura e instalação, mas sobretudo a pintura, no sentido mais clássico do termo, pela utilização de materiais e técnicas característicos desta que é, historicamente, tanto a mais nobre quanto a mais apreciada linguagem das artes visuais.
Por: CHRIS BURDEN (Boston, EUA, 1946)
Obra: BEAM DROP INHOTIM, 2008
É uma escultura de grandes dimensões que ocupa o alto de uma montanha em Inhotim, que se relaciona de maneira marcante com seu entorno, criando uma visão épica em meio à paisagem. Para a produção de Beam drop Inhotim, foram selecionadas vigas usadas em ferros-velhos próximos a Belo Horizonte.
Por: OLAFUR ELIASSON (Copenhague, Dinamarca, 1967; vive em Berlim)
Obra: VIEWING MACHINE, 2002-2008
Esta obra de Olafur Eliasson baseia-se nos princípios de funcionamento do caleidoscópio, gerando um efeito obtido pelo reflexo da luz em seis espelhos que formam um tubo hexagonal.
Por: YAYOI KUSAMA (Nagano, Japão, 1929; vive em Tóquio, Japão)
Obra: NARCISSUS GARDEN, 2009
500 esferas de aço inoxidável flutuam sobre o espelho d’água do Centro Educativo Burle Marx, criando formas que se diluem e se condensam de acordo com o vento e outros fatores externos e refletindo a paisagem de céu, água e vegetação, além do próprio espectador, criando, nas palavras da artista,”um tapete cinético”.
Por: EDGARD DE SOUZA (São Paulo, 1962; vive em São Paulo)
Obra: SEM TÍTULO
As esculturas são parte de uma série em bronze fundido, que inclui outras peças e foi desenvolvida pelo artista ao longo da década de 2000. Elas representam uma figura masculina nua baseada no corpo do próprio artista e poderiam ser consideradas autorretratos, não fosse a ausência do principal elemento de identificação de um retrato: o rosto.
Por: MATTHEW BARNEY (São Francisco, Estados Unidos, 1967)
Obra: DE LAMA LÂMINA, 2004-2009
Do lado de fora, num cenário aparentemente inacabado, a devastação e o sublime se instauram. Os domos geodésicos de aço e vidro oferecem um contraste futurista à paisagem ancestral de morros de minério e árvores abatidas. Do lado de dentro, o espaço é tomado pela máquina, construção humana que ergue uma escultura que representa uma árvore.
EM EXPOSIÇÃO
Por: JARBAS LOPES (Nova Iguaçu, RJ; reside e trabalha em Maricá, Rio de Janeiro)
Obra: TROCA-TROCA, 2002
É uma obra composta por três fuscas coloridos, com latarias permutadas entre si. Um sistema de som
interliga os três carros.
COMO SE LOCOMOVER
Com 140 hectares de área de visitação, o parque possui um serviço de transporte interno com carrinhos elétricos (R$ 20,00 por pessoa).
O Inhotim recomenda a visita a pé.
QUANDO IR
3ª a 6ª das 9h30 às 16h30
Sábado, Domingo e Feriados das 9h30 às 17h30
ONDE FICAR
Recomendo a Pousada Estalagem do Mirante, que fica a 35km do Inhotim. A pousada é romântica e tem um vista maravilhosa para o vale e serras minerais.
ENDEREÇO
Rua B, 20 – Brumadinho – Belo Horizonte/ Minas Gerais – Brasil
Gostou?
Faça sua reserva!
O booking.com é parceiro da MoniqueTrips. Se você fizer sua reserva usando o link dessa página, você ajudará o blog a crescer, sem pagar um centavo a mais pela sua reserva. Obrigada pela sua parceria você também!
Leave a reply